
A Falling Water ou Casa da Cascata é uma das obras mais conhecidas de Frank Lloyd Wright e um grande exemplo da arquitetura funcionalista organica.
Tudo comecou quando o pai de um aluno de Wright, fez o pedido para Wright projetar uma casa neste local. Logo após este pedido, Wright junto com os seus alunos, foi estudar o terreno pormenorizadamente, desde a cascata, o rio, as rochas e ate mesmo as arvores. Após este estudo esteve três meses sem tocar no projecto.
Passado este período contacta o seu cliente informando-o que o projeto já estava pronto e gostaria que ele o visse. Enquanto o cliente não chegou ele projetou, em dimensões superiores as normais, o 1º piso, 2º piso, corte, a projeção total da casa. Isto tudo em menos de três horas.
Frank Lloyd Wright disse ao seu cliente: “Quero que viva com a sua cascata. Não quero que a veja, mas que faça parte integrante da sua vida.”
Falling Water é uma casa espetacular que “se projeta num penhasco, agarra as rochas, suspensa no espaço por planos horizontais sobrepostos, com a continuidade da água por baixo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário