domingo, 18 de abril de 2010

A Obra




Hilla von Rebay procurava "homem guerreiro, amante do espaço, agitador, experimentador e sábio". Foi assim que ela encontrou Frank Lloyd Wright. Von Rebay era a curadora da coleção de Solomon R. Guggenheim, que queria construir um museu para expor seu acervo.

Wright desenvolveu um projeto que cumpria todas as suas expectativas por uma concepção radicalmente nova. Não era apenas a forma de uma espiral, estreitando-se para baixo, como uma casa de caracol caída: inovador era também o visitante não passar mais de sala em sala, mas sim seguir um trajeto em espiral de cima para baixo.

O partido arquitetônico adotado da obra privilegia a utilização de formas geométricas puras, ou melhor, que têm a origem nas formas puras (o cilindro, o tronco de cone, o troco de prisma, o polígono de três lados) e orgânicas. Tais elementos estão presentes em todos os momentos no edifício, seja definindo a espacialidade de um ambiente ou através dos detalhes construtivos, que fazem relacionar o edifício como um todo. Desde o desenho de piso até os detalhes de luminárias foram usadas formas puras, principalmente o círculo e o triângulo fazendo com que toda visão individual reporte diretamente a formas genéricas.

O próprio Frank Lloyd Wright, arquiteto da obra, menciona que sua intenção como finalidade está coerente com o projeto proposto por ele, afirmando que nesse projeto trabalha-se o efeito plástico de planos flutuando sobre planos, numa sobreposição e estratificação de camadas, cortadas e colocadas uma sobre as outras, de forma a estabelecer uma outra maneira de construir que não seja aquela tradicional.

De início, os artistas temiam que a arquitetura espetacular acabasse colocando as próprias obras em segundo plano. "Pelo contrário", respondeu Wright às suas críticas. "Edifício e pinturas constituem juntos uma sinfonia ininterrupta, belíssima, nunca vista antes no mundo da arquitetura." Mas Wright não pôde comprovar sua opinião.

Quando a construção foi concluída, em 1959, tanto o arquiteto quanto seus empregadores já haviam falecido. Anos mais tarde, constatou-se que não apenas a estrutura externa da construção era ousada, assim como sua estática. Pouco após a conclusão das obras, o concreto já apresentava rachaduras. Desde 2005 ate 2008, o prédio passou por uma trabalhosa reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário