Estima-se que, dos + de 1000 projetos concebidos por Frank Lloyd Wright em sua emocionante carreira, cerca de 400 foram executados. Mas um em particular chama a atenção. Construída em 2007, mais de 50 anos depois da morte do arquiteto, a “Casa Massaro”, localizada em Mahopac, Nova York, foi materializada pelo arq Thomas Heinz partir cinco croquis feitos a lápis por Wright: uma planta, três elevações e um corte.
Sua construção, aliás, despertou a ira dos críticos puristas e, sobretudo da Fundação Frank Lloyd Wright, que alegam não se tratar de uma obra autêntica do mestre.
Polêmicas a parte, a casa térrea e horizontalizada - que parece brotar de uma formação rochosa à beira do lago Mahopac, na ilha de Petre, que fica a 88 km de Nova York – parece, sim, uma obra legítima do grande arquiteto americano.
Os croquis, que datam de 1950, foram feitos por Wright para Ahmed Chahroudi que, na época, não tinha os 150 mil dólares necessários para erguer a construção, além dos 8 mil dólares dos honorários do arquiteto.
Hoje, a casa flutua sobre a paisagem graças à iniciativa de Joe Massaro que ao comprar a ilha de 11 acres, em 1995, tomou posse dos desenhos da casa e resolveu erguê-la no mesmo local para onde havia sido projetada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário