segunda-feira, 17 de maio de 2010
Histórias do Edifício
Cor : Branco Sweeney, a cor da morte? Protestou Frank Lloyd Wright quando descobriu que o diretor James Sweeney queria pintar o museu de branco. O arquiteto pensou em cores como cor-de-rosa ou amarelo-claro. Depois de morrer, o branco cinza permaneceu.
Apartamentos: No plano original Wright queria transformar o último andar em apartamentos para artistas, para o próprio Guggenheim e ainda para Hilla Rebay. Outra idéia era fazer ateliês para os pintores, mas era demasiado caro.
Luz: Wright queria que a luz principal do edifício fosse natural e que entrasse através do telhado de vidro. No entanto, o diretor James Sweeney, que nunca gostou muito do edifício, mandou instalar luzes fluorescentes.
Exposições: Quando o museu foi criado, os artistas duvidaram que fosse possível expor os quadros num edifício circular.
- O museu começou por se dedicar ao abstracionismo, com obras de Kandinsky, Fernand Léger ou Robert Delaunay.
- Paul Cézanne entrou no museu pelas mãos de James Sweeney, que não quis a coleção limitada ao século XX.
- Paul Gauguin, Edouard Manet, Vincent van Gogh ou Picasso chegaram nos anos 60.
Em Nova Iorque: Posso enumerar vários sítios no mundo muito mais interessantes e desejáveis para criar este museu incrível. Mas temos de tentar Nova Iorque? Escreveu Wright em 1949. Para o arquiteto, a cidade tinha prédios a mais, estava sobre povoada e não tinha mérito arquitetônico.
O nome: Hilla Rebay foi a primeira curadora do então Museu de Arte Não Objetiva, na Rua 54. Em 1952 saiu e foi substituída por James Johnson Sweeney. O museu mudou de nome para Museu Solomon R. Guggenheim.
Projeto inicial: É difícil olhar para um caracol desde que lhe roubei a idéia da casa? Escreveu Wright. O arquiteto revelou ainda que inspirasse em um zigurate, um templo comum na Mesopotâmia e construído na forma de pirâmides terraplanadas.
Os vários museus: Frank Lloyd Wright fez mais de 700 esboços, seis plantas diferentes e trabalhou no projeto durante 16 anos. O atraso na construção foi devido à morte de Solomon R. Guggenheim em 1949 e à inflação pós-guerra.
Os fundamentais: Em Junho de 1943, Frank Lloyd Wright recebeu uma carta de Hilla Rebay, conselheira artística de Solomon R. Guggenheim, a convidá-lo para desenhar a nova casa do museu de pintura não objetiva, que existia na Rua 54. Seria o seu último trabalho. O arquiteto morreu seis meses antes da inauguração, com 92 anos.
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